Blog


Com quem você tem andado?


28 de janeiro de 2019

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda”. É possível que você já tenha ouvido essa frase antes, pois ela sintetiza o que apontam diversos estudos recentes a respeito do impacto das relações sociais em nossas vidas. No entanto, pesquisas científicas à parte, é a aplicação deste conceito que poderá determinar o rumo da sua vida e se você será uma pessoa de sucesso ou apenas mais um na multidão.

Alguma vez você já se perguntou porque temos a tendência de “imitar” sotaques, gestos, jeito de falar e agir das pessoas próximas a nós? Já se perguntou porque alguém empolgado é capaz de nos animar, e uma pessoa pessimista e negativa tem o poder de nos colocar pra baixo? Os seres humanos são altamente adaptáveis, e faz parte de nossa natureza andar em grupos, sempre juntos de nossos “iguais”. Isso sempre aconteceu no passado e continua acontecendo no mundo globalizado de hoje, em que formam-se grupos (virtuais ou não) de pessoas com o mesmo interesse.
E porque estou lhe contando tudo isso? Por um motivo muito simples de entender, porém não tão fácil assim de praticar: se quiser mudar algo em sua vida, mude também o que está ao seu redor! Imagine uma pessoa que se alimenta mal, está acima do peso, mas que decide emagrecer. Qual a chance de êxito se ela continuar a andar com os mesmos grupos, sair com as mesmas pessoas, frequentar os mesmos lugares, e vir a seu redor comportamentos iguais aos que tinha quando comia de forma errada? Se você tentar percorrer sozinho o caminho da mudança, tenha certeza que a força do meio lhe vencerá, e você não terá sucesso, voltando a praticar as mesmas ações e consequentemente, colhendo os mesmos resultados. No entanto, se esta pessoa passar a frequentar outros lugares e se relacionar com pessoas de hábitos saudáveis, a tendência natural é que seu comportamento se molde ao do novo grupo, e aí as chances de sucesso aumentam drasticamente.
Este é apenas um exemplo, mas isso vale para tudo. Para deixar de fumar, para conseguir uma promoção no trabalho, para melhorar seu relacionamento ou aumentar seus ganhos financeiros. E a dificuldade de mudar o meio em que se vive está no fato de ter que romper relações, mudar hábitos aos quais se estava acostumado e se afastar de situações, lugares e pessoas que por muito tempo o acompanharam. Porém, se você realmente está comprometido com o sucesso, mudar é preciso! Lembre-se: as águias não andam com as galinhas e se você quer alçar voos maiores, é preciso voar com outras águias.
Se você já teve a sensação de que quer evoluir mas parece que algo lhe prende e não deixa avançar, comece a olhar em sua volta. O que você ganha com seus atuais relacionamentos? O que essas pessoas lhe agregam? Procure andar com aqueles que possuem os mesmos objetivos que você, ou melhor ainda, aqueles que já chegaram lá. Tenha certeza que isso fará toda a diferença.

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br