Blog


Qual o seu talento?


28 de janeiro de 2019

Se eu lhe fizesse, amigo leitor, a pergunta do título acima, você saberia me responder de forma rápida e precisa? Alguma vez você já parou para refletir sobre quais são os seus talentos? E, ainda mais importante que conhecê-los, você os tem usado?

Talento é tudo aquilo que naturalmente fazemos bem feito, é algo em que somos bom sem fazer muito esforço; é o que realizamos de forma rápida e simples enquanto outras pessoas acham complexo e demorado, isso quando conseguem fazê-lo… Isto é talento, e todos nós o possuímos, independente de nossa formação, condição social ou experiência de vida.

Mas se perguntarmos para as pessoas quais talentos possuem, muitas dirão que não sabem ou ainda, que não possuem talento algum… Porque isso acontece?

É bastante comum associarmos talento com algo muito grandioso, como por exemplo o talento de um músico famoso, ou um esportista de ponta. De fato, esses são talentos mais fáceis de se identificar, no entanto, o talento também se manifesta de várias outras formas: na dona de casa que cozinha muito bem, no jovem que domina a informática, na aptidão com números, na habilidade de falar em público, de ser organizado, de escrever bem, de desenhar, ensinar, motivar… tudo isso é talento!

Outra questão é que exatamente por ser feito de forma natural e fluída, às vezes não nos damos conta de que possuímos determinado talento; ignoramos nossa habilidade imaginando que, por ser fácil para nós, seja fácil também para os outros…

Muitas pessoas consideram desafiador fazer uma autoavaliação e pensar sobre si mesmas. Por isso, uma maneira de reconhecer seu talento é pensar no que outras pessoas costumam falar de você: Sobre o que elas lhe pedem ajuda? No que seus amigos dizem que você é bom? Por qual habilidade você é reconhecido em sua família? Respondendo essas questões, você já terá um forte indício de quais são os seus talentos. E a importância de conhecer seu talento é que ele está diretamente ligado ao que você gosta de fazer, pois dificilmente alguém será naturalmente muito bom em algo que não lhe agrade. Ao exercer nossas aptidões, simultaneamente estamos alimentando a nossa motivação e realização pessoal e profissional. Já imaginou poder fazer o que gosta, o que você sabe fazer bem, e ainda ser remunerado por isto? Para que isso aconteça, o primeiro passo é saber responder a seguinte pergunta: Qual é o seu talento?

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br