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12 regras para usar as redes sociais de forma inteligente


2 de fevereiro de 2019

Qual pessoa não gosta de postar sobre suas viagens, compartilhar vídeos legais, ver piadas e comentar as fotos dos amigos? Atualmente as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano e funcionam tanto como entretenimento quanto como geradora de conteúdo, além da facilidade em manter contato com amigos distantes.

No entanto, é preciso tomar certos cuidados para que seus comportamentos virtuais não lhe prejudiquem profissionalmente; afinal, os chefes e as empresas também estão nas redes sociais, e não apenas os seus amigos. Uma pesquisa do site americano CareerBuilder, especialista em recrutamento, mostrou que mais da metade dos empregadores entrevistados desistem de contratar um funcionário após verificarem o comportamento dos candidatos nas redes sociais. Mas o cuidado não é apenas para quem está procurando emprego… seu comportamento online também pode afastá-lo de uma possível promoção e, em casos mais extremos, ocasionar uma demissão por justa causa. Certo ou errado, o fato é que as empresas observam o que você publica, curte, comenta e compartilha na internet, e não adianta tentar defender-se com aquele antigo discurso de que “profissionalmente sou uma pessoa, já minha vida pessoal é outra coisa”. Somos seres sistêmicos, e nosso comportamento nas redes sociais revela muito de quem somos e de como pensamos.

O grande perigo do ambiente virtual é a falsa sensação de proteção que ele proporciona, e esse distanciamento muitas vezes enche a pessoa de coragem para tomar posições fortes e agressivas, de uma forma que talvez ela não fizesse pessoalmente.

Mas da mesma forma que seu comportamento online pode manchar sua reputação, o uso correto das redes sociais lhe ajudará no desenvolvimento profissional e na sua carreira.

Por isso elaborei 12 dicas para que o Facebook (ou qualquer outra rede) seja um aliado poderoso:

#1) classifique cada amigo de sua lista e use filtros para enviar mensagens apenas para os grupos a quem você quer comunicar.  

#2) não curta ou compartilhe matérias que você não leu integralmente. Quem compartilha ou curte, teoricamente é porque concorda com a ideia exposta originalmente.

#3) pense antes de postar algo. Não escreva nada por impulso nem reaja à possíveis provocações de forma impensada.

#4) evite temas polêmicos. Religião, política e futebol costumam gerar discussões acaloradas, em que muitas vezes a tolerância, o bom senso e a educação são deixados de lado.

#5) cuidado com o excesso de reclamações. Não é bom para sua imagem ser visto como alguém que reclama o tempo todo de tudo.

#6) não faça críticas a chefes e colegas de trabalho, seja da empresa atual ou dos seus antigos empregos.

#7) cuidado com o excesso de gírias, piadas e zoeiras aos amigos. Evite palavrões e se expor demasiadamente em fotos de festas ou em situações constrangedoras.

#8) respeite o perfil de cada rede social. Por exemplo, não coloque seu currículo no Facebook nem convide seus amigos para uma festa pelo Linkedin. Cada plataforma possui seu ambiente próprio. 

#9) cuidado com a frequência de suas postagens. Ficar o tempo todo nas redes sociais não é bem visto, pois passa a impressão de pessoa viciada em internet ou improdutiva.

#10) seja você mesmo. Não tente criar um “personagem virtual”, é preciso que haja  congruência entre suas ações e seu comportamento online.

#11) evite caixa-alta, erros de português e linguagem inapropriada.

#12) conheça as regras da empresa onde você trabalha com relação ao uso das redes sociais.

A ideia aqui não é tirar sua liberdade de expressão nem tornar a rede social algo chato e engessado, mas sim evitar mal-entendidos e exposições desnecessárias que prejudiquem a sua imagem. 

Portanto, siga as dicas acima e aproveite as redes sociais de forma saudável e responsável!

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Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
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