Blog


A busca pelo sucesso


2 de fevereiro de 2019

Todos nós buscamos ter sucesso, certo? Desejamos sucesso aos outros no Ano Novo, nos aniversários, quando alguém chega na empresa, quando alguém sai da empresa. Passamos a vida correndo atrás dele, mas me chama a atenção o fato da maioria das pessoas não saberem definir o que é sucesso para elas. E o resultado disso é muito simples:  se eu busco algo que não sei o que é, não saberei onde procurá-lo e não perceberei quando encontrá-lo, se é que o encontrarei.

O primeiro passo para ser bem-sucedido é ter clareza do que é sucesso para você. E quando eu digo “para você” é porque o sucesso é relativo e totalmente pessoal. Cada pessoa enxergará o sucesso de uma maneira diferente, e isso dependerá de seus valores, suas expectativas, propósito e missão de vida.

É comum as pessoas relacionarem sucesso com fama e dinheiro, quando na verdade ele está muito mais relacionado a sentimentos e sensações, em se sentir bem consigo mesmo e com as próprias decisões. Temos vários exemplos de pessoas ricas e famosas com um histórico de envolvimento com drogas, problemas emocionais e suicídios. Ou então, grandes executivos que em nome de suas carreiras vivem em crise no casamento, não viram os filhos crescer e não cuidaram da saúde. Será que podemos considerar que essas pessoas tiveram sucesso?

Lógico que esses problemas citados não são exclusividade de pessoas ricas e ocorrem em todas as classes sociais. Também não estou dizendo que é ruim ou errado ter fama, status e dinheiro… longe disso! O que quero explicar é que dinheiro e bens materiais, por melhor que sejam, estão relacionadas ao verbo ter, enquanto nossos valores, princípios, propósitos e sentimentos estão ligados ao verbo ser.

Quando a pessoa projeta o sucesso e felicidade em coisas que estão fora dela, nota-se uma clara e grave inversão de valores. A realização é um sentimento que acontece sempre dentro de cada um de nós, pois tudo o que está relacionado ao ser nos conecta com nossa essência, nossa identidade, com quem realmente somos. O ter é apenas um dos caminhos possíveis que ajudam a chegar ao sucesso, mas nunca será o destino final.

Portanto, para conseguir o tão sonhado sucesso, você precisa saber o que ele significa. E sabe qual é a melhor definição de sucesso? É a sua definição! Sabe qual o melhor jeito de fazer as coisas? É o seu jeito!

Sucesso sem felicidade é fracasso! Então, descubra o que lhe realiza e bora ser feliz!!!

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br