Blog


Assuma o controle da sua vida


2 de fevereiro de 2019

Um dos maiores favores que você pode fazer em prol do seu sucesso e do futuro que deseja viver é se responsabilizar por tudo o que acontece em sua vida. Esse é o primeiro e talvez uns dos mais importantes passos na direção da realização dos seus sonhos.

Ao analisar as características das pessoas bem-sucedidas e compará-las com pessoas fracassadas e frustradas, percebemos que o primeiro grupo tem uma clara noção de responsabilidade e de controle do seu próprio destino. As pessoas prósperas entendem que o problema não é do governo, da economia, do vizinho, do chefe, dos pais, do mundo externo… independentemente da condição atual e dos problemas que se apresentam, os bem-sucedidos reconhecem que é inteiramente deles a responsabilidade de fazer o que for preciso para alcançar o resultado que almejam. Eles sabem que o preço a pagar é alto, mas a recompensa é extraordinariamente compensadora e não medem esforços em busca de suas conquistas.

Já as pessoas que fracassam ou que vivem na média, aceitam o senso comum, se acomodam e tendem a responsabilizar tudo e a todos pelo seu insucesso. A culpa, na opinião delas, é sempre de um agente externo e elas se colocam como vítimas de uma suposta situação que não pode ser mudada. É comum ouvirmos dessas pessoas frases do tipo: “o mercado está ruim”, “se eu tivesse nascido rico…”, “pra ele é fácil, já na minha situação…”, “meu chefe não gosta de mim” e por aí vai. Pessoas fracassadas não topam pagar o preço, não assumem riscos e não ousam sonhar alto…. às vezes até sonham, mas não se mexem e não partem para a ação, preferindo se vitimizar e apontar supostos culpados para poder suportar o peso da própria mediocridade (medíocre = estar na média; ser mediano).

Quando transferimos a responsabilidade para os outros, estamos tirando de nossas mãos o controle de nossas vidas, e essa ideia é insana. Quando alguém diz “Meu dia será bom se meu chefe não me passar muito trabalho”, ou “ficarei bem se fulano fizer tal coisa” ou “serei feliz quando eu ganhar na mega-sena” estamos inconscientemente dizendo o seguinte: “eu não estou no comando da minha vida, e são fatores externos (dos quais não tenho controle) que determinarão meu nível de sucesso e felicidade”. Essa atitude pode até ser mais cômoda a curto prazo, mas não lhe trará resultados expressivos e você estará condenado a passar por essa breve vida sem brilhar, sendo apenas mais um na multidão e aceitando isso como algo normal.

Tomar as rédeas da situação e estar no controle do seu destino pode até dar mais trabalho, mas é algo libertador a partir do momento que você entende que não é a vida que faz isso com você, mas sim você que faz isso com sua vida! Quando você assume para si mesmo e para o Universo que a vida é sua, que a decisão é sua e os resultados são seus, você programa sua mente para trabalhar no “modo plenitude”. Você foca nas soluções e não mais nos problemas… oportunidades começam a brotar uma atrás da outra e você passa a estar em constante ação, sendo movido por resultados. Esses resultados geram mais ação, mais oportunidades, mais soluções…. enfim, você entra em um ciclo de prosperidade e abundância em todas as áreas da sua vida.

Pessoas de sucesso não falam de outras pessoas, e sim de ideias. Não fofocam, estudam. Não invejam, se inspiram. Não reclamam, agem. Não acham uma desculpa, acham soluções.

E as pessoas “na média”? Bem, essas um dia cruzarão com você e lhe darão parabéns com um sorriso falso e amarelo, pensando consigo mesma que você “deu sorte na vida”. Depois virarão as costas e continuarão seus caminhos, reclamando do governo, da economia, do vizinho, do chefe, dos pais…

Portanto, assuma o controle da sua vida e siga rumo ao próximo nível!!!

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br