Blog


O mito de ser multitarefa


2 de fevereiro de 2019

Você costuma realizar várias tarefas ao mesmo tempo? Responde e-mails enquanto vê mensagens no celular, atualiza planilhas e finaliza relatórios? Se você é uma dessas pessoas, saiba que, ao contrário do que muitos pensam, executar várias atividades simultaneamente é um dos maiores vilões da alta produtividade.

Nosso cérebro foi programado para executar (bem) uma tarefa por vez. Estudos recentes apontam que realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode reduzir em até 40% a capacidade cerebral. Isso ocorre porque cada vez que você interrompe uma linha de raciocínio para iniciar outra atividade, seu cérebro precisa ajustar-se à nova tarefa, e depois quando você volta para a atividade inicial, novamente sua mente é obrigada a mudar o foco, retomar o raciocínio anterior e prosseguir na execução. Isso tudo faz com que você perca tempo e gaste mais energia, além de aumentar consideravelmente a chance de cometer erros devido à constante troca de foco.

Quando falo de evitar ser multitarefa, me refiro à execução simultânea de várias atividades, e não ao fato de ter várias tarefas em seu escopo. Ter mais de um projeto em andamento ou então ter várias atividades em seu escopo ou sob sua responsabilidade é algo normal e que não interfere em sua produtividade, desde que execute um de cada vez…. sem interrupções, sem distrações e 100% focado na tarefa a ser exercida.

Experimente listar todas as suas tarefas pendentes, definir prioridades e executá-las uma por vez. Você verá que ser um “homem-polvo” só aumenta seu desgaste e mina sua produtividade!

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br