O poder do foco
2 de fevereiro de 2019
A palavra foco nunca foi tão utilizada como nos dias atuais. Em livros, artigos, revistas e programas de TV é possível encontrar especialistas falando da importância do foco para ser mais produtivo, cumprir metas, realizar sonhos e alcançar resultados grandiosos. Mas o que isso significa exatamente?
Ter foco está relacionado a fazer escolhas, comprometer-se com elas e executá-las com atenção, persistência e dedicação. Focar implica em renunciar: é aprender a dizer não para tudo aquilo que não for congruente com os resultados que você quer conquistar. E quando eu falo em resultados, posso dividi-los em dois grupos: grandes resultados a médio/longo prazo (objetivos) e resultados menores e mais imediatos (tarefas/metas).
Quando falamos de objetivos maiores como criar um novo projeto, abrir uma empresa, conseguir uma promoção ou aprender um novo idioma, a palavra foco aqui significa não esmorecer e nem desistir do sonho; significa pensar o tempo todo nesse objetivo de modo que seu cérebro entenda que não há outra opção senão atingi-lo. É abrir mão de outras opções e seguir à risca o planejamento que conduzirá ao resultado desejado, sem desviar o caminho.
Já com relação às metas e tarefas, ter foco significa basicamente evitar distrações e interrupções. É estar presente para o que se está fazendo, sem fazer outras tarefas paralelas, e tampouco deixar que nada tire sua atenção e roube sua produtividade. Nesse quesito, a internet e redes sociais são as principais inimigas do foco nas tarefas.
Na verdade, ambos os conceitos estão interligados: ter foco em um objetivo maior implica também na execução focada de pequenas tarefas.
Daniel Goleman, ph.D norte-americano e autor do best-seller “Inteligência Emocional”, tem se dedicado ao estudo do tema nos últimos anos e lançou recentemente o Livro “Foco – A atenção e o seu papel fundamental para o sucesso” em que detalha o funcionamento de uma mente focada e de que modo isso conduz ao sucesso.
O bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais rico do mundo, disse em recente entrevista que a principal atitude vencedora de uma pessoa é ter foco no que faz.
Em um mundo com tantas ofertas, opções e distrações, o foco continuará sendo por algum tempo o diferencial daqueles que se sobressaem com resultados acima da média, independente da capacidade intelectual, recursos disponíveis ou área de atuação.