Blog


Qual o melhor investimento que existe?


2 de fevereiro de 2019

Quando você escuta a palavra investimento, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Se eu perguntasse, por exemplo, quanto você investiu em sua formação na faculdade, o que você me responderia?

Não sei o que você pensou, mas a verdade é que a maioria das pessoas associa investimento com dinheiro gasto ou aplicado em algo. Essa associação não está errada, porém está incompleta. Existem três tipos de investimento, e o dinheiro é apenas um deles, os outros dois tipos são: o tempo e a energia.

Voltando ao exemplo da faculdade: além do dinheiro gasto com mensalidade, matrícula, transporte, livros, etc., nesses 4 ou 5 anos, quanto tempo você investiu ao todo nos seus estudos? Quanta energia? Do mesmo modo que esse dinheiro poderia ter sido gasto em outra coisa caso você fizesse uma opção de vida diferente, seu tempo e a sua energia também seriam direcionados para outros eventos.

É natural, principalmente entre os jovens, que se dê mais atenção para o aspecto financeiro. Durante a juventude geralmente temos pouco dinheiro, muita energia e (acreditamos que temos) muito tempo. Com o passar dos anos, o lado financeiro costuma deixar de ser a prioridade máxima e a pessoa passa a considerar também o tempo gasto em uma atividade e quanto de energia lhe consome.

Dentre esses três investimentos, o tempo é o único irrecuperável… por isso mesmo, considero-o o mais importante. Cada dia, cada hora, cada minuto, só pode ser vivido uma única vez, e o tempo mal investido não volta mais! Por mais óbvio que isso seja, é preocupante ver que grande parte das pessoas se queixa da falta de tempo, mas não existe em nossa sociedade o costume de se estudar e discutir a questão do bom uso dele…

Aquele que se planeja, busca ser produtivo e tem plena consciência da importância do tempo é mais feliz! Ao invés de ser seu refém e sentir-se ansioso e frustrado, ele o administra a seu favor, evitando o desperdício, direcionando suas escolhas e tendo uma vida equilibrada, possibilitando conciliar trabalho, família e assuntos pessoais.

E você, como tem aplicado seus investimentos?

Comentários
Alexandre Gaboardi
Alexandre Gaboardi é empresário, Coach profissional e mentor de Coaches, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e diretor de Produtividade da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Graduado em Engenharia, pós-graduado em Coaching e Liderança e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é CEO e fundador da Treinna – Coaching Consultoria
Contatos

WhatsApp: (11) 99994-6682 suporte@coachingtreinna.com.br